sábado, 22 de novembro de 2008

Sobre a Wildcat

(Ronnie Brown passa na inovadora Wildcat)

Há 7 semanas atrás eu voltava de ônibus de São Paulo e perdia o jogo do Dolphins, foi o único jogo que perdi do Dolphins esse ano. Minha intuição me dizia para voltar de avião, eu sabia que algo is acontecer nesse jogo. Chegando, pelo celular percebi que algo de fato havia acontecido. Nós havíamos vencido, e por muito, algo estava errado.

            Quando cheguei em casa e vi o VT do jogo, percebi que realmente havia algo diferente. Era uma formação nova, em que Ronnie Brown jogava como Quarterback, nos rendeu quatro Touchdowns corridos e um passado. Era ao mesmo tempo brilhante, ousado e de certa forma inovador. Na semana seguinte foi o Chargers, e começou; Wildcat aqui, Wildcat ali e Wildcat pegou. A Wildcat não era totalmente nova. Na verdade, de nova a Wildcat de nova não tinha nada. A wildcat era uma simples variação de uma Single Wing Formation, McFadden correu nela diversas vezes ano passado, a única inovação foi usa-lá na NFL.

            Táticamente a formação tem Ronnie Brown como Quarterback, Pennington como Wide, Jake long o Left Tackle como um TE, e Fasano o TE como LT, Ricky Willians o segundo Runningback, como Wide receiver. Ricky vinha no Motion para o lado desequilibrado (com Jake Long) e o Snap era dado, Brown ou entregava para Ricky correr ou corria sozinho. Foi simples assim que marcamos 3 Touchdowns no primeiro tempo. No segundo tempo quando a defesa do Patriots já se acustumava com a repetição das jogadas, Ronnie nem correu, nem entregou a Ricky e passou a bola. Uma jogada usada para o sucesso da outra de forma perfeita. Outro Touchdown. Simples e brilhante. Porque nunca usaram a Wildcat na NFL antes?

            Porque ela não daria certo, sempre dizem. Há tempos critico essa ortodoxia. Qualquer idéia nova ou inovação já vem logo acompanhada da ideia de que não dara certo porque o jogo na NFL é isso, é aquilo outro. Funcionou um jogo pelo menos, mas eu sabia que não por muito tempo, e esse tempo dependeria de Sparano. Isso porque de fato o jogo na NFL é mais isso e aquilo sim, mais rápido, mais forte, mais inteligente e a Wildcat só funcionou graças a surpresa, enquanto Sparano continuasse inovando a Wildcat continuava a ter sucesso.

            Foi assim que na semana seguinte a defesa do Chargers já se saiu melhor que o Patriots mas ainda tomando um Touchdown. Contra o Texans eu esperava um desempenho ainda pior, não que a Wildcat fosse ser reduzida a jardas negativas mas não esperava aqule monte de Big Plays das semanas anteriores. Ainda me lembro de antes do jogo comentar com um amigo a estranheza de ver Pennington como Wide sem a mínima necessidade, ele já é quase de cristal, estavam tentando machucar ele? A Wildcat começou como eu esperava; algumas jogadas, algumas outras jardinhas aqui e ali até como de costume Ronnie entregar a Ricky mas Ricky ao invés de correr, entrega a Pennington e este encontra um Patrick Cobbs a milhas de distância de qualquer outro ser vivo.

            Boom. Outro Touchdown, outra big play e o profeta feliz. O Dolphins veio a entregar aquele jogo no final no melhor estilo Dolphins mas isso não importa. Era Sparano  inovando e Wildcat dando mais frutos. E essa foi a grande novidade até o Seahawks vir para Miami a duas semanas atrás para uma inovação mais silenciosa. No segundo período o que prometia se mais uma corrida de Ricky Willians para um lado ou uma de Ronnie para o outro acabou sendo uma corrida de Ricky pelo meio com um pull de Jake Long. Era lógico. As defesas já esperavam jogadas pelos lados do campo, era sempre o que a Wildcat fazia. Quando entregaram a Ricky pelo meio os Ends haviam pinçado e os Linebackers dado um passo para fora. Assim mesmo que muitos não tivessem percebido a inovação Ricky correu sem ser tocado até Endzone.

            Nesse meio tempo no entanto, a Wildcat tornou-se mais popular que Barrack Obama. Eagles, Raiders Chiefs e muitos outros passaram a usar a Wildcat e essa passou a ser debate motivo de debates em vários os lugares. Entre as questões se ela veio para ficar. Minha resposta já foi dada ao longo desse texto, ela permanecera viva enquanto seus usuários continuarem inovando.  

 

3 Comentários:

Às 29 de novembro de 2008 às 18:05 , Anonymous Anônimo disse...

Achei bacana essa formação, tomara que esteja no madden 2010 iauhoiuh.
Se bem que a defesa dos ravens deu um pau na formação né cara, acho que ja ta meio capenga hein.

 
Às 30 de novembro de 2008 às 17:53 , Blogger Thiago#12 disse...

é verdade..tbm quero ver, mas garanto que vai ser muito roubada...

Obrigado pelos comentarios...

Alguem tem alguma sugestão para semana que vem?

 
Às 3 de dezembro de 2008 às 04:48 , Blogger Unknown disse...

Já que o Blog é p/ falar mal dos times/jogadores, tem uma lista:

Plaxico Burress
Bengals
Jaguars
Rams
LIONS
Secundária do Miami (S/ ofensas)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial