sábado, 22 de novembro de 2008

Algo mais difícil por favor

(Anton Cromartie faz uma bonita interceptação para uma defesa que ultimamente não esteve tão bem)

Este ano tem-se falado muito em power shift, eu mesmo já escrevi sobre isso aqui. Não tão surprendente também podemos falar em um power shift de defesas. É estranho mas é verdade. Só isso pode explicar a ascensão de defesas como a do Dolphins, Jets e Bills mas principalmente o declínio de defesas como Broncos, Seahawks e Chargers e é sobre essas que quero falar.

            O Primeiro motivo que sempre me vem a mente quando falamos em queda de produção são sempre lesões e nesse caso não é diferente. No broncos Champ Bailey só já vale por metade da defesa, no Seahawks Patrick Kerney, e no Chargers Shawne Merriman. Esses casos se tornam ainda piores para Chargers e Broncos, já que alem de terem jogadores talentosos lesionados Shane Marriman e Champ Bailey tinham defesas construídas em torno de si.  O Cargers tinham em Marriman uma peça única para conseguir sacks e o Broncos tinha a defesa contra o jogo de passes baseada no talento de Champ Bailey tirar metade do campo.

            Perder um jogador excelente e um jogador chave são duas coisas bem diferentes. Se qualquer jogador da defesa do Patriots se machuca, Bill Belichick põe o faxineiro em campo e ninguém percebe, isso porque não há um jogador único naquela defesa. Esse é o caso de Bailey e Marriman e por isso suas lesões complicam tanto a vida desses times. Para exemplificar melhor a diferença de um bom jogador para um jogador chave o melhor exemplo é de Jason Taylor. Ano pasado em Miami Jason Taylor era o jogador que fazia o papel de hibrido na 3-4/4-3 do Dolphins e por isso era único, caso se lesionasse traria o caos para a defesa, porem esse ano em Washington ele continua o mesmo jogador de antes mas não tendo o mesmo papel de outrora sua lesão só foi mais uma.

            Outra questão que sempre vem a mente é a mudança de sistemas, muitas vezes silenciosas e durante a Offseason você não pensa nela quando em Novembro numa terceira decida com um minuto por jogar no ultimo quarto seu time cede um terceira decida importante. E se formos procurar essa idéia não se mostra errada. No Broncos Larry Coyer foi demitido no inicio do ano passado e a defesa já caiu de 14º para 19º de 2006 para 2007. Em 2008 essa queda continua levando o Obroncos a ser a 27ª pior em jardas permitidas, ainda agravada pela lesão de Bailey. No Chargers não é diferente. Desde a Saída de Scottheheimer a defesa não foi a mesma. Ted Cottrel que assumiu após a defesa após a saída de Scottenheimer e seus amiguinhos, fez a defesa cair de 10º para 14º em jardas e dos ano passado para esse de 14º para 27º, e foi demitido há pouco tempo. Por fim a defesa do Seahawks mantém o mesmo coordenador ofensivo desde 2003 mas a mudança de jogadores e por causa disso a mudança de sistemas acarretam o mesmo efeito nessa.

            Dessa forma não é muito difícil de encontrar as razões para o declínio dessas defesas. Lesões e mudanças de sistema fazem com que as pioras dessas defesas tenham razões em comum, e os números e fatos comprovam isso. Podem pedir algo mais difícil da próxima vez.

2 Comentários:

Às 24 de novembro de 2008 às 12:12 , Anonymous Anônimo disse...

Belo Post!!!

vlw!!!

 
Às 30 de novembro de 2008 às 17:54 , Blogger Thiago#12 disse...

de nada...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial