domingo, 19 de outubro de 2008

Fazendo meu papel

(Brees ergue o capacete; No mesmo nivel de Brady e Manning)

            Estou irritado e não é de hoje. Tudo que ouço é blábláblá Tom Brady e Payton Manning. E mais Blábláblá Tom Brady-Payton Manning-Hall da Fama. Eu vos digo quem também vai para o Hall da Fama: Drew Brees. E como eu descobri que os profetas defendem os fracos e oprimidos eu preciso defender o injustiçado Drew Brees.

            Primeiro é importante dissertar sobre o que coloca Peyton Manning e Tom Brady em um outro patamar nessa liga. Porque eles são especiais? Porque eles são incontestáveis? Em 9 anos de NFL eu já vi muitos QBs terem melhores temporadas, terem mais jardas, mais Tochdowns, menos inteceptações. Em 2005 por exemplo Peyton Manning foi só o sétimo em jardas em 2003 foi a vez  de Tom Brady ser o décimo apenas em jardas ficando atrás até de John Kitna. O que torna Tom Brady Tom Brady e Peyton Manning Peyton Manning é a consistência. Foram os únicos dois (tirando Favre que é outra geração) que colocaram números consistentes todos os anos . Há oito anos que se você entrar no site da NFL e for na sessão passing leaders provavelmente verá foto de Brady ou de Manning.

            Pois é, e já tem tempo que eu entro na sessão Passing Leaders da NFL e vejo a foto de Drew Brees. Quatro anos mais precisamente. Como tudo indica que esse ano Drew Brees terá sua melhor temporada acho que já esta na hora de lhe darmos crédito. Na verdade a questão é mais que, não há razão para não lhe darmos. Em 8 anos ele tem um rating de 92.7 ( o de Manning é 94.2 e o de Brady 92.2), 5 temporadas com mais de 3,000 jardas ( as outras 3 sem 3,00 jardas: Não titular, lesão e atual) e .634 de percentual de passes completos. Quer mais? Mudou de time, para uma franquia perdedora levou o time aos playoffs e não tem ao seu redor nem metade do talento que outros Quarterbacks da liga tem. Sim ele tem uma boa linha ofensiva, Marques Colston  e Reggie Bush, mas isso não é muito. Não se formos comparar a Randy Moss, Marvin Harrison, Wes Welker e a linha ofensiva do Colts. Essa ultima por sinal que tem sido apontada como a razão para a queda de produtividade de Manning esse ano.

            Mas eu não acredito em complô, muito menos em conspiração. Há razões para Brees não receber crédito. O fato de ele em New Orleans contribui para isso, primeiro porque o Saints  não é nem de longe o maior time da NFL (nem o Chargers), nem New Orleans (nem San Diego)  o maior centro. Depois que nem o  Saints nem o Chargers conseguiram ir as finais de suas divisões com muita constancia. Como se isso já não fosse o suficiente o fato de ser um second round pick também contribui. Contribui pois ele não foi nem um top 5 pick nem um late round. Um top five tem atenção imediata porque todos tem expectaivas a respeito do que ele faz, caso de Manning. No caso de um late round como Brady a atenção é atraída pela história de cinderela, pelo fato de que alguém de quem ninguém esperava algo esta jogando bem. Nessa, por mais que tenha sido o primeiro pick do segundo round Brees acabou tendo uma sorte ruim, a prova disso foi que mesmo jogando bem ele foi substituído pelo nem ainda testado Philip Rivers.

            Mas com mais um bom ano e um percentual de passes completos de .710% Brees provou mais uma vez que esta no mesmo nível de jogo e de consistência de Brady e Manning. Mas eu só ouço blábláblá Brady-Manning, bem, é por isso que eu estou aqui. Para proteger os fracos e oprimidos e alertar vocês.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial