domingo, 12 de outubro de 2008

Escolha um TE



( Dante Rosario mostra sua capacidade fisica subindo e descendo com a vitória na semana 1)

Falando em jogadores com uma capacidade física incrível, ha 2 semanas Tony Gonzalez bateu o recorde de jardas recebidas para um Tight end na história da NFL. Veio justamente na hora. Eu podia ter falado dos Tight ends na semana passada mas acabei deixando para fazer um post exclusivamente sobre eles.

É outro ponto em que não se fala muito mas a posição de Tight End foi revolucionada. Queda da Bastilha, revolução Russa , Revolução industrial e agora a revolução dos Tight Ends. Como os professores de história já devem ter explicado a vocês as outras eu acho que só preciso falar sobre essa ultima. Para falar a verdade eu não sei quem a começou, mas eu vejo seus resultados. Há algum tempo atrás, e não faz muito tempo não tínhamos tantos Tight Ends bons na NFL. Ou se tínhamos o conceito de bom era diferente. E ele realmente era, há uns dez anos atrás um bom TE era alguém que bloqueava bem. Hoje em dia se seu TE bloquear como Jeff Saturday mas não souber pegar a bola você nem saberá o nome dele.

Não que antes não existissem TEs que soubessem receber passes, Kellen Wislow pai e Ozzie Newsome são dois que receberam mais de 500 passes e jogaram nos anos 80. Mas os exepcionais sempre souberam bloquear e receber passes. A diferença é que hoje em dia o principal aspecto do jogo do TE é a recepção. Só ano passado 6 TEs tiveram mais de 700 jardas recebidas, em 1978 foram só 3. Mas o curioso é que bem ou mal os Tight Ends ainda precisam saber bloquear. Em áreas como o jogo corrido eles ainda são usados na mesma intensidade que a 30 anos atrás. Isso faz desta uma posição muito especial. Explica porque hoje em dia os TEs são quase sempre os maiores e mais fortes e as vezes os mais rápidos em campo.

Se os Ends e Linebackers ficam mais fortes e mais rápidos os TEs ficam também, com a diferença que hoje estes ainda pegam a bola melhor que antes. Não de se admirar que hoje já é praticamente pré requisito ter jogado basquete junto com o futebol americano na NCAA para entrar na NFL. Mas alem deles terem melhorado nesse aspecto acho que a própria tendência da liga de usar mais o jogo aéreo contribui para isso.

É lógico que essa tendência é notada pelos técnicos e coordenadores da NFL. Nos últimos 4 anos 5 tight ends foram escolhido no primeiro round, de 1994 a 1999 foram apenas 4. Mais do que isso, você vê times como Chargers, Redskins e Dolphins tendo TEs como principal alvo dos QBs. Eu acho que não deve demorar muito até que não existam mais TEs na NFL que não saibam receber passes. Mais do que isso, do jeito que as coisas vão em alguns anos TE e wide receivers terão a mesma média salarial.

Dessa forma não é só na defesa que a habilidade física dos jogadores tem feito a diferença. Antonio Gates, Chris Cooley, Tony Gonzalez, Jeremy Shockey, Jason Witten todos são produtos dessa nova geração. Mais fortes, para o bloqueio, mais altos, com melhores mãos e mais rápidos para o jogo aéreo. Em breve, se esse ritmo se confirmar, terá acontecido com os TEs o mesmo que aconteceu com os Left Tackles. No seu próximo fantasy draft escolha um TE na primeira rodada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial